A Receita Federal disponibilizou na manhã desta segunda-feira (23) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda. Este lote abrange 511.025 contribuintes, que receberão um total de R$ 1 bilhão no dia 30 de setembro.
Os créditos bancários serão realizados para 511.025 contribuintes, totalizando R$ 1.032.907.305,12 em restituições. Os valores serão depositados na conta indicada ao final da declaração na próxima segunda-feira (30).
O lote inclui contribuintes com prioridade legal. Dentre eles, 86.874 são pessoas com mais de 60 anos, 6.731 têm deficiência física ou mental, ou enfrentam doenças graves, e 23.180 são profissionais cuja principal fonte de renda é o magistério. Além disso, 201.381 restituições serão destinadas a contribuintes sem prioridade, sendo 106.289 não prioritários e 86.570 para aqueles que foram priorizados devido à situação de calamidade no Rio Grande do Sul (RS).
Os contribuintes que não apareceram em nenhum dos lotes estão na malha fina. Aqueles que tinham restituições a receber este ano, mas não constaram em nenhum dos cinco lotes, possuem pendências que impedem o pagamento. Para regularizar a situação, é necessário corrigir eventuais erros e aguardar a inclusão em um lote residual.
**Como consultar a restituição**
A consulta está disponível nos canais da Receita Federal. Para verificar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita e clicar em "Iniciar". É necessário informar o CPF e a data de nascimento. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones.
O pagamento da restituição será creditado na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o crédito dos valores por meio do Portal BB ou da Central de Relacionamento do banco.
Comentários