Enquanto algumas regiões estão sob alerta para as altas temperaturas, outras devem ser atingidas por tempestades nesta quinta-feira (26)
A intensa onda de calor prevista para esta semana levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir um alerta vermelho para Santa Catarina e outros estados brasileiros. A partir desta quinta-feira (26), as temperaturas devem ultrapassar em até 5°C a média histórica para o período.
Segundo o Inmet, o alerta de onda de calor se estende pelos próximos dias, com classificação de "grande perigo" devido aos riscos à saúde. Em Santa Catarina, as regiões afetadas incluem Oeste, Nordeste, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
O alerta vermelho também abrange áreas do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Além do calor extremo, várias regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste estão em alerta por baixa umidade, agravando as condições climáticas.
Tempestades no Sul de Santa Catarina
Enquanto parte de Santa Catarina está sob alerta vermelho pela onda de calor, em outras regiões quem causa alerta é a possibilidade de tempestades. Segundo o Inmet, municípios do Sul, Oeste e da Grande Florianópolis podem ser atingidos por chuva, ventos intensos e queda de granizo na manhã desta quinta-feira.
Segundo a Defesa Civil, os temporais devem ser intensos e em curtos períodos de tempo, mas não são esperados grandes acúmulos de chuva. A condição começa pelas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul, mas avança para outras regiões no decorrer do dia.
Commentaires