**Eclipse Solar Parcial: Veja como acompanhar o fenômeno no Sul de Minas**
O Sul de Minas estará na rota de um fascinante eclipse solar nesta quarta-feira, 2 de outubro. O fenômeno começará por volta das 17h, atingindo seu pico entre 17h43 e 17h44, e se encerrará até 18h06, com horários que podem variar de acordo com cada cidade da região.
Embora o Brasil não presencie o famoso "anel de fogo", o eclipse será visível como um fenômeno parcial no Sul de Minas, conforme informações do Observatório Nacional (ON). Para entender melhor, um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar que chega até nós. Em alguns casos, a Lua pode apenas parcialmente cobrir o Sol, resultando no que chamamos de eclipse solar parcial.
🔭 Para melhor visualização, escolha um local com uma vista desobstruída para o oeste, uma vez que o eclipse ocorrerá próximo ao pôr do sol.
👉 Abaixo, confira os horários de início, pico e término, além da porcentagem de obscurecimento em algumas cidades do Sul de Minas:
**Entendendo o "anel de fogo"**
Um eclipse solar anular acontece quando a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, criando o efeito visual característico de um "anel de fogo". Isso ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante da Terra, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu. A astrônoma Josina Nascimento, do ON, explica que, nessa configuração, a Lua aparece como um disco escuro sobre um disco maior e brilhante, o Sol, formando assim o anel ao redor do nosso satélite natural.
**Onde será visível?**
O eclipse da próxima quarta-feira será visível em partes da América do Sul, incluindo o Brasil, além de regiões da Antártida, América do Norte e dos oceanos Atlântico e Pacífico. De acordo com a NASA, se as condições climáticas forem favoráveis, a Ilha de Páscoa será o primeiro local habitado a testemunhar o fenômeno, por volta das 16h no horário de Brasília.
Prepare-se para apreciar esse evento astronômico!
Comments